IMESB

Você está aqui: Pagina Principal Engenharia Agronômica

Engenharia Agronômica

 O curso de Engenharia Agronômica do IMESB iniciou suas atividades em 2014.

Objetivos

O projeto pedagógico do Curso de Engenharia Agronômica foi elaborado com o objetivo de proporcionar ao graduando conhecimentos técnicos e científicos, tornando os capazes de atuarem de forma crítica e inovadora na solução de problemas relacionados à produção de alimentos, animais, energia e fibras de modo a atender as exigências futuras. No IMESB, o graduando também terá uma visão ética dos aspectos sociais, políticos, econômicos, ambientais e culturais, fundamentais ao bom desempenho da profissão.

 


Perfil

O Engenheiro Agrônomo terá uma formação generalista com perfil empreendedor, com capacidade de criar soluções inovadoras às atividades de produção vegetal e ao agronegócio. Além disso, será um profissional formador de opinião consciente de seu papel social e de sua responsabilidade no desenvolvimento práticas de conservação do meio ambiente e da sustentabilidade dos recursos naturais.

Para obter este perfil o curso de Engenharia Agronômica do IMESB deverá preparar o profissional para: 

ØDiagnosticar, analisar, projetar, coordenar, fiscalizar, assessorar, supervisionar e especificar técnica e economicamente, projetos agroindustriais e do agronegócio, aplicando padrões, medidas e controle de qualidade;

ØRealizar vistorias, perícias, avaliações; arbitramentos, laudos e pareceres técnicos, com condutas, atitudes e responsabilidade técnica e social, respeitando a fauna e a flora e promovendo a conservação e ou recuperação da qualidade do solo, do ar e da água, com uso de tecnologias integradas e sustentáveis do ambiente;

ØAtuar na organização e gerenciamento empresarial e comunitário interagindo e influenciando nos processos decisórios de agentes e instituições, na gestão de políticas setoriais;

Ø Produzir, conservar, e comercializar alimentos, fibras e outros produtos agropecuários;

ØParticipar e atuar em todos os segmentos das cadeias produtivas do agronegócio;

ØExercer atividade de docência, pesquisa e extensão no ensino técnico profissional, ensino superior, pesquisa, análise,experimentação, ensaios, e divulgação técnica e extensão;

ØEnfrentar desafios das rápidas transformações da sociedade, das formas de produção, do trabalho, adaptando-se as novas situações emergentes.

 


Área de atuação

O Engenheiro Agrônomo pode atuar no manejo e exploração de culturas de cereais, olerícolas, frutíferas, ornamentais, oleaginosas, estimulantes e forrageiras; produção de sementes e mudas; doenças e pragas das plantas cultivadas; paisagismo; parques e jardins; silvicultura; composição, toxicidade e aplicação de fungicidas, herbicidas e inseticidas; controle integrado de doenças de plantas, plantas daninhas e pragas; classificação e levantamento de solos; química e fertilidade do solo, fertilizantes e corretivos; manejo e conservação do solo, de bacias hidrográficas e de recursos naturais renováveis; controle de poluição na agricultura; economia e crédito rural; planejamento e administração de propriedades agrícolas e extensão rural; mecanização e implementos agrícolas; irrigação e drenagem; pequenas barragens de terra; construções rurais; tecnologia de transformação e conservação de produtos de origem animal e vegetal; beneficiamento e armazenamento de produtos agrícolas; criação de animais domésticos; nutrição e alimentação animal; pastagem; melhoramento vegetal; melhoramento animal. 

Resolução n° 218, de 23/06/1973, do CONFEA

 


Por que fazer Agronomia no IMESB? 

O Engenheiro Agrônomo formado pelo IMESB será capaz de propor soluções técnicas compatíveis com a realidade socioeconômica e com a sustentabilidade dos recursos naturais, irá diagnosticar problemas, executar e gerenciar projetos agropecuários e exercer todas as competências relacionadas à profissão.

Além desses aspectos, o curso conta com um corpo docente qualificado, atestado pela excelente titulação acadêmica e pela vivência profissional. Além das atividades curriculares o aluno do IMESB tem a oportunidade de participar de workshops e seminários com profissionais reconhecidos no setor para ampliar a sua formação profissional e estimular a capacidade de liderança e de empreendedorismo, fatores que contribuem para a formação de um profissional de excelência. 

Autorizado pelo CEE/GP nº 229/2013. Aprovado em 26/06/2013 pub. no DOE em 03/07/2013, Seção I – pág. 53, pub. no DOU em 28/11/2013. Portaria do CEE/GP nº 475 de 03/12/203, pub. DOE. 04/12/2013.

Informações adicionais

  • Início do funcionamento: 10 de fevereiro de 2014
  • Período: Noturmo
  • Duração: 5 anos
  • Regime de Matrícula: anual / semestral para ingressantes a partir de 2016
  • Vagas: 60 noturno
  • Prazo de integralização curricular: 5 anos mínimo / 8 anos máximo
Mais nesta categoria: Estágio Supervisionado »
IMESB na Rede