IMESB

Você está aqui: Pagina Principal Cursos Graduação Ciências Contábeis

Ciências Contábeis

O curso de Ciências Contábeis do IMESB iniciou suas atividades em 2000.

 

Objetivos

O projeto pedagógico do Curso de Ciências Contábeis tem como objetivo instrumentalizar o acadêmico a fim de: torná-lo capaz de proceder aos registros de fatos contábeis e ao levantamento de demonstrações patrimoniais; dotá-lo de conhecimentos humanísticos, possibilitando-lhe maior amplitude de compreensão da sociedade em que vive; preparar o profissional para o planejamento, orientação e controle do trabalho, gerador de informações para tomada de decisões; formar contadores para atividades complexas de reunião, análise e sistematização das informações econômicas e gerenciais; formar o bacharel em Ciências Contábeis, ético e cônscio de que seu universo de trabalho é diversificado, pois atuará na economia globalizada, em consequência, desempenhará papéis estratégicos, junto à gestão empresarial, operando num sofisticado sistema de informações abrangendo comércio, empresas públicas, indústrias e bancos.

O bacharel em Ciências Contábeis deverá estar inteirado dos princípios fundamentais da contabilidade, em seus aspectos de legislação específica e da teoria geral da contabilidade, que envolvem entidades públicas e privadas, na realização de pesquisas que constantemente aprimorem sua atuação profissional.

 


Perfil

O contador deve ter perfil ético e compreender a economia globalizada, pois terá uma função estratégica junto à gestão empresarial. Deve ser um profissional consciente de sua responsabilidade, pois é o fiscal do orçamento que vem da receita e da despesa. Um contador administra as contas de uma empresa, registra e controla receitas, despesas e lucro, cuida do patrimônio e fornece balanços para ajudar na tomada de decisão. Controla e efetua o pagamento de tributos, apresenta planos de investimento, enfim, atua cuidando da área contábil e é o único profissional que pode atuar com auditoria e perícia contábil. Para ser contador, além de cursar a graduação é preciso ser registrado no Conselho Regional de Contabilidade, valorizando a área e não permitindo que outros atuem como contador.

O curso não se limita às técnicas de escrituração e elaboração de demonstrações contábeis e financeiras. É um curso voltado para o aspecto de gerenciamento dos negócios e que tenta despertar no aluno a capacidade de análise necessária para interpretar os fatos econômicos e contábeis dentro da empresa. Portanto, o currículo com disciplinas básicas, essenciais, humanas e técnicas, irá capacitar os alunos a adquirirem conhecimentos compatíveis com as exigências do mercado de trabalho, bem como dotá-los dos requisitos necessários do seu desempenho profissional.

 


Área de atuação

Esta graduação visa especializar-se no planejamento, operação de um sistema de informações destinadas a prover seus usuários com demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade em relação à entidade-objeto de contabilização; também poderá ser especializado em legislação tributária ou em custos; poderá exercer suas atividades, «Controller», auditor independente, auditor interno; elaborando pareceres técnicos em matéria de aplicação dos princípios fundamentais da contabilidade e da teoria geral da contabilidade; elaborando laudos periciais, realizando pesquisas contábeis e financeiras; participando de reuniões de Assembleias Gerais e de Conselhos Fiscais, de entidades privadas e públicas; assessorando pessoas físicas e jurídicas e de direito público ou privado na elaboração de planos e sistemas contábeis de informação, exames, estudos especiais, avaliações e outras atividades pertinentes: mantendo escritório para atendimento a empresas. O Contador também registra os atos e fatos administrativos, e faz levantamento de balanços. Confere os registros contábeis e cuida do relacionamento com o poder público, principalmente no que se refere à parte tributária. Existem funções que são exclusivas deste profissional, como as auditorias, exames da escrituração contábil e as perícias contábeis.

 


Você sabe o que faz um contador?

Um contador administra as contas de uma empresa, registra e controla receitas, despesas e lucro, cuida do patrimônio e fornece balanços para ajudar na tomada de decisão. Controla e efetua o pagamento de tributos, apresenta planos de investimento, enfim, atua cuidando da área contábil e é o único profissional que pode atuar com auditoria e perícia contábil. Para ser contador, além de cursar a graduação é preciso ser registrado no Conselho Regional de Contabilidade, valorizando a área e não permitindo que outros atuem como contador.

É uma profissão que tem crescido muito no país devido à abertura de novas empresas, pela demanda de serviços tributários e pela oferta de emprego no setor público com a realização de concursos. O contador pode trabalhar com auditoria interna, ou seja, com a fiscalização de registros e balanços de uma empresa ou auditoria independente; contabilidade ambiental, controlando os recursos; contabilidade gerencial; controle e perícia; planejamento contábil; controller; Conselhos Fiscais de entidades públicas e privadas e no ensino, em cursos técnicos e treinamento de funcionários em empresas.


O curso de Ciências Contábeis recebeu o Prêmio Melhores Universidades “Guia do Estudante 2014", promovido pela Editora Abril. 

 

Autorização do Parecer CEE Nº 25/2000, aprovado em 16/02/2000, publicado no DOE de 16/03/2000, p. 17. Foi reconhecimento pela Portaria CEE nº 58/2004, de 19/04/2004, publicada no DOE de 21/04/2004. Portaria do CEE/GP nº 037 de 17/02/2009, pub. DOE. 19/02/2009.

Informações adicionais

  • Início do funcionamento: 03 de abril de 2000
  • Período: Noturno
  • Duração: 4 anos
  • Regime de Matrícula: anual / semestral para ingressantes a partir de 2016
  • Vagas: 60
  • Prazo de integralização curricular: 4 anos mínimo / 7 anos máximo
Mais nesta categoria: Corpo Docente »
IMESB na Rede