IMESB

Você está aqui: Pagina Principal Direito

Direito

O curso de Direito do IMESB iniciou suas atividades em 2004.

Objetivos

O projeto pedagógico do Curso de Direito do IMESB foi elaborado com o objetivo de formar profissionais dotados de forte senso de cidadania e de cidadãos capacitados para o exercício das profissões jurídicas em geral e, assim, o curso estruturou-se para que os discentes, com o apoio e o acompanhamento constante dos docentes do Curso, possam ingressar e aprofundar os estudos do Direito, tendo em vista sua dupla face: ciência e prudência; verdade e possibilidade; facticidade e validade.

 


Perfil

O IMESB propõe-se a formar bacharéis em Direito aptos ao exercício da atividade científico-jurídica, bem como da atividade político-jurídica; preparados para a prática e labor profissionais e para a reflexão e ação sociais, portanto possibilitar o nascimento e crescimento de personalidades inovadoras e críticas, pautadas pelas exigências éticas e desejosas da divulgação e socialização das conquistas científicas e técnicas.

E também proporcionar os meios suficientes para que os bacharéis em direito formados tenham possibilidades, se desejarem, de exercerem as carreiras típicas do direito (advocacia, magistratura, ministério público e segurança), mas não apenas para que possam ser advogados, juízes, promotores, procuradores e delegados, conforme deliberação pessoal inquestionável; mas que sejam advogados, juízes, promotores, procuradores e delegados conhecedores do mundo que os cerca e das pessoas com as quais trabalharão, para além dos autos, dos processos, das formas.

 


Área de atuação

Qualquer que seja o caminho escolhido, o bacharel em Direito, na concepção do curso terá de se mostrar devidamente aparelhado com os instrumentos do conhecimento jurídico reclamados pelo tempo presente e pelo espaço em que se inserir.

Direito - Ciência e Prudência; Verdade e Possibilidade; Facticidade e Validade. 

O advogado pode atuar em:

Ø  Arbitragem internacional, resolvendo disputas comerciais, fiscais e aduaneiras;

Ø Direito civil, representando interesses individuais como posse de bens, questões familiares, heranças, compra e venda;

Ø  Direito administrativo;

Ø  Direito ambiental, lindando com questões que envolvam a deterioração da natureza pela indústria;

Ø  Direito comercial, aplicando a legislação para abertura e fechamento de estabelecimentos comerciais;

Ø Direito da tecnologia da informação;

Ø Direito do consumidor;

Ø  Direito contratual;

Ø  Direito de propriedade;

Ø  Direito penal e criminal, representando a defesa ou a acusação em ações que envolvam crimes ou contravenções;

Ø  Direito trabalhista e previdenciário;

Ø Direito tributário;

Ø  Advocacia pública, atuando como procurador;

Ø Delegacia de polícia;

Ø Magistratura, atuando como juiz;

Ø  Ministério público, defendendo os interesses da sociedade perante o juiz.

 


Quais são as possibilidades de trabalho de um advogado?

O bacharel em Direito pode seguir duas carreiras: pode atuar como advogado ou seguir carreira jurídica, sendo juiz, promotor ou delegado de polícia. Para a carreira jurídica é necessário prestar concurso público e é obrigatório para todos os bacharéis em direito passarem no exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

O mercado de trabalho para o advogado sempre está aquecido e oferecendo diversas oportunidades, por exemplo, o novo Código de Processo Civil, que está em tramitação no Congresso, prevê a redução do tempo do julgamento dos processos pela Justiça Brasileira, por isso, a demanda de advogados irá aumentar. O advogado pode trabalhar com direito internacional, civil, penal, administrativo, comercial, trabalhista, previdenciário, tributário, ambiental, do consumidor, contratual, de propriedade, direito da tecnologia da informação e, ainda, advocacia pública. 

O curso de Direito recebeu o Prêmio Melhores Universidades “Guia do Estudante 2013", promovido pela Editora Abril. 

Autorizado pelo Parecer CEE N 421/2003, aprovado em 03/12/2003, e publicado no DOE em 05/12/2003. Reconhecido pela Portaria CEE N 65/2003, de 07/02/2008, publicado no DOE, em 09/02/2008. Portaria do CEE/GP n 230 de 12/06/2013, pub. DOE. 14/06/2013.Portaria do CEE/GP nº234 de 11/06/2014, pub. DOE 12/06/2015.

Informações adicionais

  • Início do funcionamento: 01 de março de 2004
  • Período: Diurno e Noturno
  • Duração: 5 anos
  • Regime de Matrícula: anual / semestral para ingressantes a partir de 2016
  • Vagas: 50 diurno / 80 noturno
  • Prazo de integralização curricular: 5 anos mínimo / 8 anos máximo
Mais nesta categoria: Corpo Docente »
IMESB na Rede