IMESB

Você está aqui: Pagina Principal Arquitetura e Urbanismo

Arquitetura e Urbanismo

O curso de Arquitetura e Urbanismo do IMESB iniciou suas atividades em 2014.

Objetivos

Sabe-se que a formação do arquiteto e urbanista tem como ponto forte a visão holística das questões relacionadas aos fenômenos sociais, econômicos e, principalmente, culturais trazidos pela modernidade e suas transformações. Essa amplitude conceitual - que perfaz desde os conhecimentos sociais, culturais e humanísticos até aqueles relacionados à tecnologia – e a grande carga horária de atividades práticas que cursos de arquitetura e urbanismo têm faz de seus formandos profissionais diferenciados no mercado, com grande amplitude de habilidades e adaptabilidade.

O projeto pedagógico do Curso de Arquitetura e Urbanismo tem como objetivo formar profissionais com perspectivas de atuação em atividades e funções que vão além daquelas consideradas clássicas, como projeto de arquitetura, projeto de arquitetura de interiores, arquitetura paisagística, urbanismo, design de mobiliário e objetos. Esse profissional tem grande potencial para atuar na indústria da construção civil, no mercado imobiliário, na área de prestação de serviços e também no setor público.

O curso inclui a área de humanas, em disciplinas voltadas à história e ciências sociais. Possui disciplinas também no campo das ciências exatas, voltadas principalmente às tecnologias das construções. Por fim, abrange a ampla área das artes, que privilegia o desenvolvimento da criatividade, do espírito imaginativo e inovador que requer concepção e produção espacial e sua representação bi ou tridimensional. Essa formação interdisciplinar caracteriza o curso de Arquitetura e Urbanismo e possibilita a diversificada atuação do futuro profissional no mercado de trabalho. 

O projeto e gerenciamento de obras de edificações e urbanização, a requalificação de espaços, a participação em equipes multidisciplinares para elaboração de relatórios de impacto ambiental, de intervenções urbanas, o design de produtos e interiores, o paisagismo, são apenas alguns exemplos de sua atuação. Do ponto de vista legal, as atribuições do arquiteto e urbanista incluem o exercício de todas as atividades referentes a edificações, conjuntos arquitetônicos e urbanos, monumentos, paisagismo, design de interiores e planejamento urbano e regional.

 


Perfil

O arquiteto e urbanista deve ser capacitado para ter uma atuação de liderança e ter um perfil empreendedor na sua atividade profissional, interpretando claramente a conjuntura e propondo intervenções e soluções eficazes com capacidade de examinar de forma reflexiva e crítica as realidades socioeconômicas e culturais brasileiras contemporâneas, estando consciente das abrangências e responsabilidades sociais relacionadas à sua atuação profissional.

O perfil pretendido para os egressos do curso de Arquitetura e Urbanismo relaciona-se às habilidades requisitadas tanto pelo contexto atual de mercado da construção civil e como do desenvolvimento qualitativo das cidades. O campo de trabalho do profissional de Arquitetura e Urbanismo compreende uma grande diversidade de atividades. Nestes diferentes campos ele pode exercer funções específicas de supervisão, orientação técnica, coordenação e planejamento, além de assessoria e consultoria. Pode executar perícias e avaliações, elaborar projetos, especificar, acompanhar e dirigir a execução de obras em diferentes escalas, além de atuar em projetos interdisciplinares e atividades de ensino e pesquisa em várias especialidades. 

 


Área de atuação

O campo de trabalho do profissional de arquitetura e urbanismo compreende uma grande diversidade de atividades. Nestes diferentes campos ele pode exercer funções específicas de supervisão, orientação técnica, coordenação e planejamento, além de assessoria e consultoria. Pode executar perícias e avaliações, elaborar projetos, especificar, acompanhar e dirigir a execução de obras em diferentes escalas, além de atuar em projetos interdisciplinares e atividades de ensino e pesquisa em várias especialidades.

 


Construção e planejamento urbano são ações de arquitetos e urbanistas. Mas este profissional pode fazer muito mais...

O arquiteto e urbanista é o profissional que projeta e coordena a construção e reforma de edificações levando em consideração o uso ou tipo de imóvel, ventilação, iluminação, acessibilidade e sustentabilidade. Organiza espaços internos e externos, faz os projetos e define os materiais da obra. Enquanto urbanista, planeja o crescimento e desenvolvimento dos bairros, cidades e regiões. Também atua elaborando o planejamento do sistema viário e de transportes.

 Autorizado pelo CEE/GP nº 98/2013, pub. no DOE em 15/03/2013.

 

Informações adicionais

  • Início do funcionamento: 10 de fevereiro de 2014
  • Período: Diurno e Noturno
  • Duração: 5 anos
  • Regime de Matrícula: Semestral
  • Vagas: 50 Diurno / 80 noturno
  • Prazo de integralização curricular: 5 anos mínimo / 7 anos máximo
Mais nesta categoria: Corpo Docente »
IMESB na Rede