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Resposta Eletrônica

IMPORTANTE:

A Resposta Eletrônica de processos licitatórios consiste em oferecer ao licitante o arquivo em meio magnético do processo licitatório de seu interesse, evitando com isso a redigitação de dados, tanto pela Prefeitura quanto pelo fornecedor.

Através do programa Resposta Eletrônica bastará ao licitante escolher o item para o qual deseja fazer cotação e incluir a marca bem, a sua garantia, o prazo de validade da proposta e o preço unitário do bem ou serviço.

Através do programa o licitante imprime sua proposta. Gera também o arquivo retorno que deverá ser gravado em CD de dados para ser importado pelo IMESB.

Clique aqui e faça o download do arquivo de instalação.

Abaixo seguem algumas instruções de como instalar e utilizar o programa Resposta Eletrônica:
 
INSTRUÇÕES GERAIS PARA INSTALAÇÃO DO PROGRAMA

1º Passo:
Descompactar o arquivo "resposta.zip".

2º Passo:
Instale o programa, clicando no botão avançar.


INSTRUÇÕES GERAIS PARA UTILIZAÇÃO DO PROGRAMA

1º Passo:
Criar uma pasta, que pode receber o nome de “Resposta Eletrônica” em, por exemplo, C:\...\...\Meus documentos. Nessa pasta poderão ser copiados os arquivos gerados pelo Município (*.sia) e os arquivos gerados pelo fornecedor (*.ret).

Abrir o programa “Resposta Eletrônica”, através do ícone que está na área de trabalho de seu computador. 

2º Passo:
Clique no botão “Cadastrar Empresa”, para fazer o cadastro. Sugerimos efetuar o cadastro seguindo o padrão do Cartão do CNPJ.
Obs.:
a) O programa só permite o cadastro de um fornecedor (seja ele autônomo ou pessoa jurídica). 
b) O programa não conta com uma ferramenta para alterar os dados cadastrados ou excluir completamente o cadastro. Caso haja a necessidade de efetuar alterações, basta clicar no botão “Cadastrar Empresa” e preencher novamente o campo desejado com o dado correto.

3º Passo:
Clique no botão “Importar Processo”, para importar o arquivo “g000xx.sia”, onde “xx” representa o processo licitatório desejado.
Obs.:
a) O arquivo “g000xx.sia”estará disponível no site da prefeitura juntamente com o Edital do processo licitatório desejado.

4º Passo:
Clique no botão “Responder Processo”, para o fornecedor escolher a entidade que gerou o processo licitatório, que no caso do nosso Município será sempre “Prefeitura Municipal de Bebedouro”, e, na seqüência, selecione o processo licitatório para o qual deseja ofertar preços. Exemplos: “PREGÃO 00043 / 2011 ...” ou “CONVITE 00017 / 2011 ...”.
Obs.:
a) Confira sempre se as informações sobre a entrega e abertura da proposta estão de acordo com o Edital.
b) Confira sempre se os itens cotados conferem com o edital.

Em seguida, basta que o fornecedor escolha o item para o qual deseja fazer cotação, clicando duas vezes sobre ele. Isso permitirá que o fornecedor inclua para o item:
I) a “Marca”;
II) a “Garantia”;
iii) o prazo de “Validade da Proposta”; e
iv) o “Valor unitário” do item.


5º Passo
Clique em “Imprimir Anexo I”, bastando selecionar novamente a entidade que gerou o processo licitatório, ou seja, a “Prefeitura Municipal de Bebedouro” e o processo licitatório para o qual ofertou preços, para imprimir a proposta de preços.

Obs
a) Esta proposta de preços deverá ser entregue no envelope nº 1 Proposta de Preços, na forma do Edital;
b) Confira sempre os preços cotados e as totalizações.

6º Passo
Depois de conferida a proposta impressa, clique em “Exportar Processo”, para o programa gerará automaticamente um arquivo de retorno com a extensão “.ret”.

Obs.  
a) Esse arquivo deverá ser gravado em um CD de dados e deverá acompanhar a proposta de preços, devendo ser incluída no envelope nº 1 Proposta de Preços, conforme as instruções do Edital.


SEGUINDO ESSES PASSOS, A FASE DE ABERTURA DE PROPOSTAS DE QUALQUER CERTAME GANHARÁ MUITO MAIS AGILIDADE.
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